História da Impermeabilização

CURIOSIDADES SOBRE A IMPERMEABILIZAÇÃO (História da Impermeabilização)

transparente– Segundo os estudiosos, a obra de impermeabilização mais eficiente de que se conhece, com o mínimo de consumo de material, são as colméias feitas pelas abelhas que conseguem impermeabilizar grandes áreas utilizando apenas pequena quantidade de material.

– O petróleo e derivados como o asfalto e o betume são conhecidos pelo homem há pelo menos seis mil anos. Segundo Heródoto, na construção dos Jardins Suspensos da Babilônia, Nabucodonosor utilizou betume como impermeabilizante e material de liga (século V a.c.). O petróleo era usado pelos egípcios para embalsamar mortos ilustres e como elemento de liga de suas pirâmides. Gregos e romanos utilizavam-no para a confecção de armas, enquanto índios das Américas do Norte e do Sul – muitos anos antes da chegada de portugueses, ingleses e espanhóis – serviam-se do petróleo e de seus derivados naturais para pavimentar estradas do império inca.

– O primeiro processo de impermeabilização da história foi descrito na Bíblia. Versículos do Antigo Testamento informam que a Torre de Babel e a Arca de Noé foram impermeabilizadas com asfalto.

– Entre os construtores das caravelas de Pedro Álvares Cabral havia uma turma de especialistas (calafates) em impermeabilizar as juntas das madeiras com betume, abreu, pez, resina e alcatrão.

transparente